Abordar questões fundamentais relacionadas à educação filosófica e ao ensino dessa disciplina.
A disciplina investiga a educação filosófica, suas funções, limites e possibilidades.
Analisa as principais abordagens teórico-metodológicas relacionadas ao ensino de filosofia.
Aborda a atitude epistemológica e ética do professor de filosofia como investigador do fenômeno humano e mediador crítico.
Explora a leitura filosófica do mundo e a compreensão do ser-no-mundo-com.
Prepara os estudantes para a regência de filosofia na educação básica, desenvolvendo competências como ver, perceber, conhecer, pesar, viver junto, fazer e ser.
Metodologia:
As aulas são temáticas e envolvem investigação e diálogo entre os participantes.
Os estudantes realizam ensaios de aulas e exercícios de observação in loco.
A avaliação é polilógica, considerando quatro dimensões do aprendizado: ver/perceber/julgar, pensar/analisar/construir conceitos, viver junto/falar/posicionar-se/politizar-se/agir-com e fazer/produzir/construir/realizar.
Objetivos Gerais:
Demarcar o horizonte metodológico-pedagógico-crítico para que o aprendizado da filosofia na educação básica seja fundamental na formação do ser humano social autônomo e inventivo.
Preparar os educadores para uma vivência e pesquisa rigorosa e inventiva.