Matemática

A Matemática como é trabalhada nas salas de aulas constitui-se como uma disciplina que se desloca entre conceitos abstratos, precisos e rigorosos. Ela possui traços peculiares que lhes são características como, por exemplo, apresentar resultados rigorosamente demonstráveis através de um raciocínio minucioso e incontestável.

Existe um mito que a compreensão da Matemática é privilégio de alguns e esta se apresenta na contemporaneidade como síntese do pensamento moderno, algo que não está ao alcance de todos, mas somente daqueles que possuem maior capacidade de raciocínio. Ao mesmo tempo em que existe esta concepção acerca do conhecimento matemático, há também uma necessidade cada vez maior de se modificar esta concepção, e, no início deste novo século, as discussões neste sentido estão se tornando cada vez maiores e ganhando maior importância.

É inconcebível pensar a Matemática ainda como um conhecimento estanque e descontextualizado, como um conhecimento para poucos, sem compromisso com a realidade social, cultural e política de um povo, sendo que desde o seu surgimento na Antiguidade, ela esteve entrelaçada com as necessidades da vida cotidiana. O conhecimento matemático nos dias atuais torna-se cada vez mais um instrumento importante de apoio às diversas ciências, ao desenvolvimento tecnológico e industrial, ao comércio, às artes, enfim à vida de todo e qualquer cidadão. Logo é impossível pensar numa Matemática para uma minoria.

É preciso encontrar soluções concretas que procurem reverter esse pensamento disforme que se criou ao redor da Matemática. Dentre estas soluções uma que nós, os mantenedores da Ideal, identificamos de imediato, é a modificação da visão que se tem a respeito do ensino e aprendizagem como algo “superior”, através de ações concretas que envolvam todos os sujeitos que fazem parte direta ou indiretamente do contexto educacional.

Como isto ocorreria concretamente? Através de propostas pertinentes, elaboradas a partir da realidade vivenciada pelos sujeitos que estão envolvidos no processo de mudança, mas que provoquem modificações nos seus modos de ser, pensar e agir.

Para a implementação e o bom desempenho, o curso de Matemática da Ideal contará, desde seu início, com o Laboratório de Ensino de Matemática – LEM, que tem como ideia central o desenvolvimento de atividades que incentivem os alunos a descobrirem, eles próprios, relações e propriedades matemáticas (desconhecidas por eles até então). O aluno é incentivado a trilhar os passos que um matemático segue em sua busca por novos resultados, tendo a oportunidade de descobrir na prática como “funciona” a Matemática e de sentir o prazer das descobertas intelectuais. A descrição do LEM encontra-se neste Projeto.

O curso constitui-se com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Licenciatura em Matemática, especificadas pelo órgão federal competente conforme (Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015).

Letras

O graduado em Letras dedica-se ao estudo da língua portuguesa e de idiomas estrangeiros e suas respectivas literaturas. Ele pesquisa e ensina o português, inglês, espanhol ou outro idioma e sua respectiva literatura. Em geral, se especializa em uma língua moderna, como inglês, espanhol, francês e alemão, mas também pode se dedicar a línguas clássicas, como latim e grego. Para o licenciado, o principal campo de trabalho está nas escolas de ensinos fundamental e médio ou de idiomas. Mas também há espaço em editoras, para fazer a preparação de originais e para revisar e traduzir textos, e nas áreas de interpretação e secretariado bilíngue.

O curso constitui-se com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Letras, na modalidade Licenciatura, com habilitação em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas, e Espanhol, especificadas pelo órgão federal competente conforme (Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015).

O curso de Letras deve capacitar o profissional para atuar no ensino Fundamental e Médio, oferecendo a seus alunos momentos de reflexão e crítica que lhes permitam estabelecer vínculos entre língua, literatura e seu próprio mundo.

Gestão de Recursos Humanos

O tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos desenvolve e gerencia planos de carreira nas empresas, analisa estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal. É sua função administrar as potencialidades de processos organizacionais e gerenciar pessoas, de forma a integrar os setores da companhia. Cabe ao profissional a avaliação da necessidade de novos colaboradores que garantam a viabilidade do processo produtivo da empresa, assim como é sua função realizar o manejo do quadro de funcionários. Para isso, o gestor em RH precisa dominar as técnicas de gerenciamento de pessoas.

O Projeto Pedagógico do Curso de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Tecnologia (Resolução CNE/CP Nº 3 de 18 de dezembro de 2002); orientando-se para formar sólidas competências, preparando o graduando para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional.

O curso é geralmente formado por quarto módulos de capacitação específica, e, ao término de cada um, o aluno recebe um certificado de conclusão e ao concluir todos módulos aluno recebe diploma.

Educação Física

No momento atual em que vivemos levando em conta a globalização e o avanço tecnológico, sabemos que todo o profissional que esteja atuando em qualquer área necessita de constante aperfeiçoamento.  Para a Faculdade Ideal o ensino atende aos princípios de economicidade e praticidade, uma vez alcança uma imensa parcela da população a custo operacional bem mais baixo quando comparada à educação presencial. Somam-se a isso, a velocidade das informações, a interação aluno/aluno e aluno/professor e a liberdade e autonomia tão valorizadas no atual contexto do mundo do trabalho. As IES atenta a todas essas transformações e às crescentes exigências do mercado, não poderia deixar de participar do processo de inserção por meio do ensino em Planaltina.

Crescer dentro do mercado de trabalho exige além de esforço e habilidade, conhecimento teórico e prático que é construído à medida que as competências imprescindíveis para o profissional de uma área sejam alcançadas na sua forma plena e qualitativa.

Hoje, torna-se imperativo enfrentar, com urgência, a questão educacional com a finalidade de melhorar o desempenho dos trabalhadores. A qualificação profissional enfrenta o desafio de preparar de forma continuada os trabalhadores para que eles possam responder às novas necessidades e exigências tecnológicas. A educação, à qual todo ser humano tem direito, é um dos pilares da sociedade abrangendo princípios educacionais iguais tanto na modalidade presencial como a distância.

A educação superior no Brasil vem passando nos últimos anos por profundas mudanças advindas das conjunturas internas e externas à instituição. Essas mudanças exigem agilidade e capacidade de adaptar-se para responder às contingências geradas pelo ambiente dinâmico, resultante das transformações provocadas pela evolução e mudança de concepções nos âmbitos da ciência, da tecnologia e da economia, que estão afetando nosso cotidiano e as relações de trabalho.

A opção pela oferta do curso de Licenciatura em Educação Física atende aos interesses e demandas da cidade de Planaltina-DF se deu a partir de estudos e levantamentos que apontaram a valorização e a demanda específica desta graduação. A Educação Física é uma disciplina muito importante no currículo escolar, muitas pessoas acham que não passam de um momento de lazer e descontração, deveríamos acabar com este paradigma, pois, esta disciplina é responsável para o desenvolvimento motor e cognitivo, das crianças, ajudando a prevenir o sedentarismo e consequentemente prevenindo doenças como: obesidades, diabetes, problemas cardíacos, etc.

A aula de Educação Física nas escolas são diferentes do simples “brincar” em casa, pois, nas aulas elas são instruídas pelos professores, pois, são eles que delimitam que as crianças trabalhem coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade, agilidade e conhecimento sobre o corpo. Concomitantemente a isso se observou que o crescimento econômico destas cidades originaria a necessidade de profissionais com competência para gerenciar os mais diversos tipos de organizações públicas e privadas, tanto de ensino quanto de consultorias e projetos.

Nesse contexto, a Faculdade Ideal percebe a importância do curso para a comunidade local e regional e, diante disso, está comprometida com a valorização do desenvolvimento humano, científico e tecnológico, além do desenvolvimento integral do aluno, capaz de dar conta das novas condições emergentes, e, ainda, contribuir efetivamente no desenvolvimento harmônico da região que está inserida.

Engenharia de Produção

O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores. Ele gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa, com o objetivo de aumentar sua produtividade e rentabilidade. Sua formação associa conhecimento de engenharia a técnicas de administração e fundamentos de economia e engenharia, preparando-o para adotar procedimentos e métodos que racionalizam o trabalho, aperfeiçoam técnicas de produção e ordenam as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Define a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matéria-prima, a fim de avançar na qualidade e aumentar a produtividade. Por atuar como elo entre os setores técnicos e administrativos, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria.

O especialista em economia empresarial, por exemplo, costuma ser contratado por bancos para montar carteiras de investimentos. Este profissional é requisitado, também, por empresas prestadoras de serviços para definir funções e planejar escalas de trabalho. Há diversos cursos que permitem ingressar nesta carreira como tecnólogo.

O curso de Engenharia de Produção da Faculdade Ideal capacita o profissional a identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e de sistemas de produção de bens e/ou serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. O curso está de acordo com a ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção) e forma um engenheiro capaz de atuar em diferentes campos industriais e de serviços.

O curso ora proposto foi estruturado de forma que atenda a Legislação Educacional Brasileira em vigor e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação, materializadas no Parecer CNE/CES nº 1.362/2001; Resolução CNE/CES nº 11 de 11 de março de 2002 e Resolução CNE/CES n° 2 de 18 de junho de 2007.

Pedagogia

O curso de Licenciatura em Pedagogia, como um curso de formação de professores, compreende a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo.

Entender a docência como ação educativa significa discutir a formação de professores como o curso que torna o profissional apto a desenvolver suas atividades no ambiente escolar, mas, também, capaz de extrapolar este ambiente para todo e qualquer espaço formativo e educacional. Isto significa afirmar que o pedagogo é o profissional responsável pela organização do trabalho pedagógico, tanto em espaços escolares quanto não escolares.

O curso constitui-se com base nas Diretrizes Curriculares para Curso de Pedagogia, especificadas pelo órgão federal competente conforme (Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015).

O licenciado em Pedagogia entende dos princípios e métodos de ensino, da administração de escolas e da condução dos assuntos educacionais. Ele trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação. O profissional tem dois grandes campos de atuação: a administração e a atuação como professor, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino e orientar professores e alunos quanto dar aulas (para a educação infantil e as cinco primeiras séries do Ensino Fundamental). Em órgãos do governo, o pedagogo estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, ele orienta e dirige os professores e verifica o cumprimento dos currículos e das diretrizes educacionais do país. Em sala de aula, leciona nas séries iniciais do Ensino Fundamental e acompanha e avalia o processo de aprendizagem e as aptidões de cada estudante. Além disso, o graduado está habilitado para trabalhar com a inclusão de pessoas com necessidades especiais ou educação a distância.

 
 

Gestão Pública

O Tecnólogo em Gestão Pública é um gestor especializado no gerenciamento de instituições governamentais e na elaboração e acompanhamento de políticas públicas. Seu principal campo de trabalho está em ministérios, secretarias, concessionárias de serviços públicos e órgãos federais, estaduais ou municipais, de áreas como saúde, educação, assistência social, habitação e cultura. Nessas instituições, ele elabora, coordena e avalia políticas que têm como objetivo atender a demandas coletivas, como o combate à exclusão social, ao analfabetismo e à subnutrição, entre outros temas, atuando inclusive de forma preventiva. Ao elaborar uma política pública, ele estabelece seus objetivos e suas diretrizes, analisa a viabilidade das linhas de financiamento com recursos públicos e privados, acompanha licitações e controla o orçamento. Organizar a infraestrutura, a logística e a operação em campanhas de vacinação ou de construção de moradias são exemplos de atividades da alçada desse profissional. Apesar de o principal nicho de mercado estar no setor público, o profissional encontra oportunidades em associações sem fins lucrativos, como organizações não governamentais (ONGs), ou em empresas privadas, na articulação de ações em parceria com o governo ou na área de responsabilidade social. Pode ainda atuar como político.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública tem por objetivo formar profissionais qualificados para administrar organizações do setor público, nos diversos níveis do governo, conservando e utilizando os bens e recursos confiados a sua gestão, buscando sempre um fim único o bem comum da coletividade administrada, tendo capacidade de identificar problemas e buscar alternativas para a construção de soluções a partir de instrumentos que permitam a avaliação de políticas públicas locais.

Pedagogia

O curso de Licenciatura em Pedagogia, como um curso de formação de professores, compreende a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo.

Entender a docência como ação educativa significa discutir a formação de professores como o curso que torna o profissional apto a desenvolver suas atividades no ambiente escolar, mas, também, capaz de extrapolar este ambiente para todo e qualquer espaço formativo e educacional. Isto significa afirmar que o pedagogo é o profissional responsável pela organização do trabalho pedagógico, tanto em espaços escolares quanto não escolares.

O curso constitui-se com base nas Diretrizes Curriculares para Curso de Pedagogia, especificadas pelo órgão federal competente conforme (Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015).

O licenciado em Pedagogia entende dos princípios e métodos de ensino, da administração de escolas e da condução dos assuntos educacionais. Ele trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação. O profissional tem dois grandes campos de atuação: a administração e a atuação como professor, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino e orientar professores e alunos quanto dar aulas (para a educação infantil e as cinco primeiras séries do Ensino Fundamental). Em órgãos do governo, o pedagogo estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, ele orienta e dirige os professores e verifica o cumprimento dos currículos e das diretrizes educacionais do país. Em sala de aula, leciona nas séries iniciais do Ensino Fundamental e acompanha e avalia o processo de aprendizagem e as aptidões de cada estudante. Além disso, o graduado está habilitado para trabalhar com a inclusão de pessoas com necessidades especiais ou educação a distância.

Administração Bacharel

O administrador gerencia recursos financeiros, materiais ou humanos de uma empresa. Ele tem lugar em praticamente todos os departamentos de uma organização pública, privada ou sem fins lucrativos. Em recursos humanos, responde pelo relacionamento da empresa com funcionários e sindicatos, gerencia admissões e demissões, planos de carreira e benefícios. No departamento de compras, faz cotação de preços, providencia a aquisição de matérias-primas e insumos, negocia com fornecedores e controla os estoques. Em vendas, encarrega-se da negociação de preços, condições de pagamento e prazos de entrega com clientes e das atividades de publicidade e marketing. No departamento financeiro, lida com pagamentos e recebimentos, a agenda de impostos ou a cobrança de clientes. Em indústrias, trabalha no controle de qualidade e de estoques de produtos acabados. Ele pode, ainda, definir as políticas corporativas, preocupando-se, por exemplo, com ações de sustentabilidade e responsabilidade social. Seja qual for a área de atuação, esse bacharel precisa se manter atualizado com a economia mundial e nacional, as tendências de consumo e a legislação na área de atuação da empresa. Cursos de especialização, como MBAs, são essenciais para crescer na carreira.

No momento atual em que vivemos levando em conta a globalização e o avanço tecnológico, sabemos que todo o profissional que esteja atuando em qualquer área necessita de constante aperfeiçoamento. Crescer dentro do mercado de trabalho exige além de esforço e habilidade, conhecimento teórico e prático que é construído à medida que as competências imprescindíveis para o profissional de uma área sejam alcançadas na sua forma plena e qualitativa. Sendo assim é pertinente afirmar que os cursos de graduação são o grande caminho que levam um profissional a qualificar-se e estar preparado para atuar em determinadas áreas que farão com que o mesmo tenha um diferencial perante aqueles que ficam estagnados no tempo.

O curso de Administração oferece aos alunos uma formação multidisciplinar e inovadora, alicerçada na experiência da Faculdade Ideal e adaptada ao contexto nacional e regional.

O curso constitui-se com base nas Diretrizes Curriculares para Curso de Administração, especificadas pelo órgão federal competente conforme Resolução CNE/CES nº 1, de 2 de fevereiro de 2004 e Resolução CNE/CES n° 4, de 13 de julho de 2005 e visa oferecer formação acadêmica em total sintonia com as exigências do mercado, com o código de ética que rege as funções do Administrador e com o processo de mudança e suas novas configurações no meio organizacional, financeiro, político e cultural.

Ciências Contábeis Bacharel

É a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. O contador coordena e controla os registros de negócios de uma empresa (compras, vendas, investimentos e aplicações), de modo a dar uma visão precisa do patrimônio. Ele interpreta eventos econômicos e fornece informações aos dirigentes da companhia para que tomem decisões sobre o negócio. Registra os fatos e atos administrativos e responsabiliza-se pelo pagamento de tributos. Também pode ajudar a traçar planos de investimento. Algumas atividades são exclusivas desse profissional: a auditoria e as perícias contábeis. Para trabalhar como contabilista, é preciso ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade.

O curso foi estruturado de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação, materializadas nos Pareceres CNE/CES nº 146, de 3 de abril de 2002CNE/CES nº 289, de 6 de novembro de 2003,CNE/CES nº 269, de 16 de setembro de 2004 e nas Resoluções Nº 6, de 10 de março de 2004 e CNE/CES 10, de 16 de dezembro de 2004.